Deus seja Louvado.
Portuguese Chinese (Simplified) Dutch English French German Hungarian Russian Spanish

Informações do Curso

Titulação: Licenciatura

Duração: 7 semestres (ingressantes até 2010)

Duração: 8 semestres (ingressantes 2011)

Períodos: Matutino e Noturno

Total de vagas: 60M / 60 N

Coordenadora do curso: Profª. Rosani Cristina Rigamonti

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

INTRODUÇÃO

O curso de Pedagogia é voltado para a formação de gestores, supervisores, coordenadores, bem como de licenciados plenos em Pedagogia. Esses profissionais poderão atuar como docentes na educação infantil, no primeiro ciclo da escola fundamental (1ª à 4ª séries), para o magistério de disciplinas pedagógicas do ensino médio, bem como nas funções de administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional nas instituições escolares em seus diversos níveis.

As disciplinas são basicamente na área de ciências humanas e sociais aplicadas. Durante o curso o aluno participa de uma série de atividades práticas que visam à formação continua do profissional, com destaque para as oficinas pedagógicas, brinquedoteca e as atividades junto a empresa júnior. O graduando de pedagogia ainda participa de simpósios, palestras e congressos, além de desenvolver projetos junto à comunidade local e regional, articulando ensino, pesquisa e extensão.

Em metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar, de gestão de pessoas e novas tecnologias educacionais. No currículo ainda há disciplinas como psicologia, filosofia e artes plásticas.

 

PERFIL

O pedagogo pode trabalhar na administração escolar, seja como gestor, coordenador ou como supervisor de ensino. Pode lecionar no ensino médio (modalidade normal), na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, além de desenvolver material didático especial para alunos portadores de necessidades especiais. O profissional da pedagogia tem conquistado espaço também nas empresas, com destaque para os treinamentos de recursos humanos e para a pegagogia empresarial, bem como para projetos educacionais, sociais e culturais para empresas, ONGs e outras instituições privadas.